T . +351 928 114 819 (chamada para a rede móvel nacional)

Os Fundamentos do Karma Yoga : o Yoga da ação hábil

bolsas de estudo yoga meditação ayurveda

Yoga é a Habilidade em Ação
(Yogah karmasu kaushala)

O verbo raiz da palavra karma é ‘kri‘, que  em sânscrito nos orienta para o “fazer”, ao passo que a palavra Yoga advém da raiz verbal sânscrita ‘yuj’, apontando a sua raiz para “unir”.

Quando na nossa raiz, é a  ação de fazer para unir, entregamos os frutos dessas nossas ações,  também para o benefício e conforto de muitos outros.

Diz-se que é uma ação quando fazemos algo com atitude e responsabilidade pessoal. E o fundamento como a forma de nos percebermos sem apego ao resultado. Então, isto pode ser uma das perspetivas sobre o que chamamos de Karma Yoga.

Renunciamos ao nosso ahamkara (ao “eu-ismo”) quando  realizamos  as nossas ações numa circunstância específica de desapego ao seu resultado.

No espírito  e fundamentos do Karma Yoga também assumimos a possibilidade de nos envolveres nesta jornada de “fazer para unir”, para  elevar algo ou alguém. A proposta da Be The Change é elevar o Yoga & Ayurveda para mais e melhor compreensão social e cultural de todos, e permitir o acesso do Yoga & Ayureveda a tod@s. E por isso criamos as bolsas de apoio ao estudo de Yoga, Meditação e Ayurveda.

Somos sempre chamados a agir, a nos responsabilizarmos nas ações da vida e a manter o nosso estado comprometido de atenção com a nossa manutenção pessoal, dos nossos lugares e dos lugares que ocupamos. Assumir a responsabilidade pela nossa saúde e pelo bem de tod@s, é uma tarefa que se desenvolve, que nos torna mais gentis com a vivencia e experiência. A paz que tantas vezes procuramos e nos faz “fugir da ação”, não reside na ausência de ruídos  externos, nem nos outros, a Paz  habita no lugar da nossa compreensão e da serenidade que  vai  e vem e nos depura e acalma a nossa vivencia. Quando assumimos esta  atitude, pela nossa responsabilidade,  pelo nosso lugar no mundo, e no nosso circulo pessoal é que se vai depurando os ruídos internos, estamos prontos para a mudança do que queremos ver e conquistar.

Mantemo-nos em constante ação e interação na construção do caminho da vida.

E esta é a forma  Be The Change de fazer para unir!


Marta Fernandes